Pesquise algo do blog aqui!

Pesquisa personalizada

23 de Outubro - Antropofagia Urbana 2010












LOcal: Centro Cultural Eldorado/Cine Eldorado

Rua frei Ambrósio de Oliveira Luz,55
Eldorado-Diadema-SP

Tel: 81825824 - Lucas (Bocão)




Antropofagia é uma espécie de canibalismo, mas entre os índios brasileiros somente acontecia quando o inimigo se mostrava forte e digno, sendo uma forma de absorver tudo o que o outro tinha de bom. Quando se pega uma cultura de fora e a transforma conforme sua realidade, um dos termos utilizados para esse fenômeno é antropofagia.
A maioria dos artistas de rua são antropófagos, onde a arte é exposta, absorvida e devolvida de forma original onde cada artista implanta nela seus sentimentos, e a suas vivencias de forma criativa e única.
No Eldorado está se formando um grande movimento de arte urbana, onde tudo se mistura, e se envolve com naturalidade formando uma rede de coletivismo cultural.
Acreditando nisso, lideranças juvenis da comunidade se reúnem e tomam a iniciativa de promover uma ação onde o artista possa se expressar e ser valorizado, mostrando o que ele acredita e colaborando com o desenvolvimento local da região do Eldorado.
A equipe dessa ação é formada por: Jovens lideranças, Artistas de rua e jovens empreendedores, que acreditam no poder da sua ação, e sabe como ela influencia em todo seu cotidiano.

:: GRAFFITI

O Graffiti como arte pública e social, no evento têm como foco uma maior aproximação dos artistas da comunidade com a própria comunidade.
No evento será usada paredes, madeirites para serem pintadas e também um cubo, com medidas a serem definidas, pintado por grafiteiros do coletivo, com uma porta em um dos lados para entrar dentro do cubo, que contará com 3 tv’s fora de sintonia e o interior todo coberto por tag’s. Mostrando todo o conflito e o limite entre o caos e a arte nas grandes cidades e periferias.
No final do evento será aberto espaço para discussão (Com mediadores) sobre o rumo do graffiti hoje no Brasil e no mundo e sua importância como ferramenta de inclusão social e geração de renda.

:: ARTES PLÁSTICAS

Será feita uma exposição de telas feitas por crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

:: DESCONSTRUTIVISMO EXPERIMENTAL BREAKING

No Break, será usado o tema: Desconstrutivismo, que vem mostrar quantos elementos diferentes podem ser inseridos na dança (Breaking) sem deixar que ela perca sua essência ideológica. Cada B.Boy e B.Girl tem a liberdade de escolher um tema (Ex: Outras danças, inspirações, brasilidade, etc.), e inseri-lo no Break, usando toda ousadia para mostrar o que nunca foi visto, algo diferente e impactante, porém esse tema deverá ser estudado e explicado qual a sua simbologia.
Todas as batalhas serão acompanhadas por sons ao vivo, com ritmos variados e mcs rimando, e o público terá um momento para tirar suas dúvidas e curiosidades.

:: Desconstrutivismo Experimental Breaking

• Batalhas
As batalhas serão 1 vs 1 serão 16 competidores e 3 entrada de cada.
Cada competidor tem que definir as seqüências dentro das regras ditas.
• Estéticas
Cada competidor tem que estudar suas estéticas, seu jeito de expor sua dança interpretando um significado no figurino.

• Musicas
As musicas serão com bandas, instrumentos com batidas HipHop beats, Funk,BreakBeat, com ritimos Brasileiros.
Em cada batalha terá 2 MC’s cantando em cima do momento.
Cada Mc ira rimar em cima do momento um cobrindo o outro. (Rimas política e poética em cima da realidade e situação social do Brasil )

• Cultura Popular Brasileira

Todos deverão estudar danças brasileiras(Frevo,samba,capoeira,afro etc), no Maximo até 3 e colocar com seu estilo de dançar breaking, o objetivo é criar seqüências originais e únicas dentro do seu próprio estilo.

Cada participante pode além de acrescentar as danças popular podem colocar algo amais para desenvolver no seu estilo EX: Animais,arquitetura,fotos,teatro etc

Estudar parte teórica das danças que escolheu para executar (Muito importante)

• Mesa de Idéias

Depois das batalhas iremos nos reunir e trocar uma idéias com o publico sobre a experiência, e cada um vai falar sobre o experimento e o desenvolvimento criativo que teve. Tanto dos dançarinos e dos Mcs e publico.

OBS: para participar das batalhas de breaking, somente convidados"Não existe nada realmente puro ortodoxo, realmente é um calderão antropofagico assim é a vida"

:: JAM MUSICAL

O objetivo e reunir, músicos percussionista de diversos instrumentos remixando musicas brasileira com funk,breakbeat,hiphop beat, cada artista pode trazer seu instrumento e tocar junto para os Bboys e Bgirls.

:: CAMPEONATO DE SKATE

O campeonato será na rua, em frente o Centro Cultural Eldorado, este será iniciado 1 hora antes do evento, devido à duração de tempo do mesmo, sendo também uma forma de atração do público alvo.
Terá a duração de 3 horas, e contará com premiação aos ganhadores do 1º e 2º Lugar, e medalha simbólica para os melhores colocados; Serão 18 atletas em 3 fases do campeonato, inicio, semi e final, além de 3 jurados (Skatistas da velha escola da comunidade), onde irão avaliar e julgar os atletas. No meio do campeonato haverá microfone aberto para os jurados falarem a importância de ações como essas na cena do Skate em Diadema.



Um comentário:

Banca dos B-Boyzz disse...

Salve Gerson!
Quero muito poder estar nessa antropofagia breaker...
Se tudo der certo - vou!

1 braço - Poeta Xandu

ps-
Olha, produzi um texto sobre antropofagia, se quiser ler ou divulgar o link é esse:

http://zinezerozero.blogspot.com/2010/09/street-art-e-bienal-de-sao-paulo.html